Ribergráfica - Cor da Qualidade

18/09/2017

10 Dicas para tornar o seu cardápio atrativo

por Ribergráfica | em Dicas

O cardápio pode ser uma das melhores estratégias na hora de conquistar o cliente. Quando bem elaborado é capaz de atrair o cliente certo para o seu negócio. Mas como fazer um cardápio adequado ao seu negócio?

Confira as 10 dicas dicas que preparamos para destacar o seu cardápio:

1. Ofereça pratos que condizem com a proposta do se estabelecimento.

Qual a primeira coisa que vem à sua mente na hora de elaborar o cardápio do seu restaurante? Atender a proposta que você oferece ao seu cliente na hora de divulgar seu serviço, certo? Para isso, é preciso contar com pratos que pertencem ao estilo de culinária que você pretende comercializar naquele estabelecimento.

Se o seu foco é comida italiana, não se esqueça de valorizar as massas e carnes tradicionais dessa culinária. Se for brasileiro, é preciso escolher qual a região que você vai priorizar: a culinária mineira, baiana, carioca, gaúcha ou de outro estado. Lembre-se de que quanto mais o seu cardápio atender à proposta da casa, mais ele será útil para agradar a clientela.

2. Valorize a apresentação sempre

A apresentação do cardápio faz sempre muita diferença na hora de conquistar o cliente. Por isso, trabalhar com um design inovador, mas que respeite o estilo do seu estabelecimento, pode ser um dos diferenciais do restaurante.

Saiba escolher as cores, o formato e até a fonte que você utilizará no cardápio: quanto mais organizado e elegante ele parecer, melhor será a impressão que o cliente terá do estabelecimento.

3. Evite os erros de português

Não existe nada mais frustrante do que visitar um restaurante que oferece cardápios com vários erros de português. Tenha muita atenção com a maneira como você descreve os pratos e bebidas no seu cardápio.

4. Invista em diversificação

Quer aumentar as vendas do seu restaurante por meio do cardápio? Diversifique o menu para atender grupos especiais, como alérgicos, intolerantes à lactose, vegetarianos, veganos e os amantes do estilo de vida fitness.

5. Capriche nas fotos

Você sabia que colocar fotos que ilustrem os pratos descritos pode aumentar a venda em até 50%? Utilize fotos bonitas, que tornam os pratos mais atrativos.

Não utilize fotos da internet ou fotos amadoras. Existem profissionais específicos para esse tipo de serviço, que sabem realçar o brilho, a textura e as cores dos alimentos. Procure utilizar fotos reais e de alta qualidade. As imagens chamam muito mais a atenção do que os textos. Contratar um fotógrafo profissional nesse caso sempre é um grande investimento.

6. Preze por um design simplificado e minimalista

Hoje em dia, os clientes desejam ter fácil acesso visual às informações. Então, não sobrecarregue o cardápio com muitas informações.

Então, não coloque os itens de uma forma desorganizada e com muitos detalhes visuais. O que deve ser priorizado é o acesso do seu consumidor a determinada informação. Uma das maiores reclamações do cliente é ter de ficar procurando por informações no cardápio.

7. Estruture bem o seu cardápio

Se o seu estabelecimento possui um prato como especialidade, coloque-o no início do menu. Outra estratégia é colocar os pratos mais procurados no final, fazendo o cliente passar por todo o cardápio até encontrar aquilo que deseja.

Sempre mantenha os carros-chefes e os pratos mais vendidos, mas renove o restante periodicamente. Dessa forma, um cliente que volta ao seu restaurante de tempos em tempos vai sempre encontrar novidades no cardápio.

Deixe destacados os nomes dos pratos. Não coloque nomes muito parecidos — o que pode confundir clientes e garçons.

Caso o seu estabelecimento cobre pela taxa de serviço, deixe isso claro no cardápio. É uma forma de demonstrar transparência ao seu cliente.

8. Não deixe que os clientes se guiem pelos preços

Os preços não devem estar escondidos, mas muito menos em destaque. Coloque-os logo depois da descrição dos pratos.

Um erro cometido por quase todo restaurante é colocar os preços separados, no canto direito. Dessa forma, é quase certo que a maioria dos seus clientes vai optar por um prato tendo o seu valor como critério principal.


9. Faça cardápios para diferentes turnos

Caso o seu estabelecimento tenha pratos que são servidos somente de dia e outros que só são servidos à noite, não caia na bobeira de fazer um cardápio único. Já imaginou o quanto é frustrante para o cliente pedir um prato e ouvir do garçom que aquilo não é servido naquele horário?

Por isso, tenha pelo menos dois modelos de cardápios.

10. Contrate uma gráfica de qualidade para a impressão do seu cardápio

A qualidade na impressão do seu cardápio é essencial para mostrar o que o seu estabelecimento tem de melhor. Portanto se você deseja profissionalismo, qualidade e agilidade, fale com a Ribergráfica: (16) 2133-9900

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